Pular para o conteúdo principal

[Literatura] Escritores do pré-modernismo

Olá pessoal, estamos aqui mais uma vez para estudar para a prova! Estou pensando em mudar o formato das postagens, pois quando posto revisões para a prova, incentivo as pessoas a estudar somente nas vésperas, e esse comportamento é errado, pois o cérebro não absorve a informação da maneira correta. Aguardem mudanças!



Lima Barreto

Lima Barreto teve uma vida difícil, pois ficou órfão aos sete anos de idade e sofreu muito preconceito durante sua vida por ser um mestiço. Se formou na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, porém abandonou a faculdade de engenharia por despesas geradas por seu pai.
Em seguida, virou jornalista e contribuiu para várias revistas populares da época. Também foi um renomado escritor, porém não foi aceito pela literatura na sua época, devido à linguagem informal presente em suas obras.

Triste fim de Policarpo Quaresma

Policarpo Quaresma, um funcionário público e nacionalista exacerbado, propõe três propostas durante a história:

1° Cultural - Policarpo quer que a língua tupi se torne a oficial no Brasil, para que a cultura do país fosse mais valorizada e que se deixasse de lado o Português, língua originada na Europa. Mandou um pedido ao governo para oficializar a língua tupi, porém o governo não aceitou e ele se tornou alvo de chacota e adquiriu má reputação na cidade.

2° Reforma Agrária - O protagonista deu parte de suas terras para pessoas que não tinham o que cultivar, como uma espécie de reforma agrária, o que foi mal visto pelos coronéis da região, que ordenaram o assassinato de todos os beneficiados  Dessa vez, Policarpo obteve má reputação no interior também, então decidiu voltar à cidade.

3° Política - Quaresma mandou uma carta ao presidente Floriano Peixoto sobre o que este deveria fazer para o progresso do Brasil, porém ele não chegou a ler a carta. Policarpo foi mal julgado como traidor - justo a pessoa que mais se importava com o Brasil - e foi morto. Ao longo de sua vida, se dedicou a melhorar o país, e morreu por isso. Portanto, ele morreu pela pátria.

Monteiro Lobato

Foi o escritor que introduziu a literatura infantil no Brasil. Simpatizante das ideias do eugenismo, é considerado por muitos como preconceituoso, principalmente após a polêmica envolvendo um de seus livros, chamado "Caçadas de Pedrinho".

Jeca Tatu

Jeca Tatu era um caipira miserável que só tinha terras para plantar o que comia. Em primeiro momento, Monteiro Lobato afirma que Jeca Tatu tem uma vida miserável pois é preguiçoso. Porém, após o surgimento de uma campanha sanitarista, Monteiro Lobato ingressou nela e, depois de alguns anos, percebeu que o problema do caipira não era a preguiça e o comodismo, e sim que ele era doente.
Daí que surge a frase dita por Monteiro: "Ele não é assim, ele está assim". Depois, ele cria outro livro que mostra Jeca Tatu melhorar de vida após a vinda de um médico a sua casa, para se redimir do falso esteriótipo que criou do caipira brasileiro.

Euclides da Cunha

Euclides da Cunha foi um escritor altamente erudito que é lembrado por sua principal obra, "Os Sertões"

Os Sertões

Neste livro, Euclides da Cunha retrata a aldeia de Canudos em três partes: A Terra, O Homem e A Luta. Essa divisão faz referência à lei determinista de Taine, na qual o homem é produto do meio, da raça e do momento histórico em que vive.
Antes de ir a Canudos, Euclides da Cunha tinha um enorme preconceito contra os mestiços em geral. Após a ida à aldeia, seu preconceito não desapareceu, porém ele reconhece que os mestiços do sertão eram seres resistentes.
Esse pensamento é sintetizado nesta frase: "O sertanejo é, antes de tudo, um forte!"; é notável que ele reconhece a resistência dos sertanejos, porém ainda nutre preconceito contra eles, notado em: "...antes de tudo..." - antes de tudo o quê? antes de ser mestiço?

Augusto dos Anjos

Augusto dos Anjos é um escritor peculiar, pois sua escrita engloba características de vários períodos literários, como o Realismo (ele admite que o que aguarda o ser humano é a morte), Naturalismo (pessimismo para com o homem, pois considera ele ingrato), Parnasianismo (a estrutura de seu texto) e Simbolista (em alguns de seus textos ele menciona a transcendência);
Três de suas peculiaridades são o uso de termos antilíricos, considerados por outros escritores como "de mau gosto", como termos científicos - especialmente da medicina e da química; o pessimismo para com o homem, pois considerava o homem ingrato (pensamento naturalista); seu tema mais recorrente era "a morte da matéria" (pensamento realista), ou seja, no final, todos iríamos morrer.
Além disso, a estrutura de seus textos possui características Parnasianas, como a presença de sonetos, rimas e métricas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Matemática] M.M.C. e M.D.C.

M.M.C. é uma abreviação para Mínimo Múltiplo Comum. Ele serve para várias coisas na matemática, como simplificar frações, determinar um denominador comum, etc. Como calcular o M.M.C. - Irei usar como exemplo os números 12 e 16. Façamos uma lista de múltiplos desses números (Uma lista de multiplicação desses números, semelhante à tabuada) Ex: Múltiplos de 12 ={12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, ...} Múltiplos de 16 ={16, 32, 48, 64, 80, 96, ...} Agora que você fez essa mini-tabuada, basta você analisar qual é o primeiro número que se repete nos dois múltiplos. No caso é o 48. O M.D.C. é quase o inverso do M.M.C., pois no M.D.C. é necessário fazer uma lista de divisores dos números, ou seja, os números que podem dividir esse número sem ter resto na divisão. Ex: Divisores de 12 ={1, 2, 3, 4, 6, 12} Divisores de 16 ={1, 2, 4, 8, 16} Obs: Todos os números são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Se você quiser, pode tentar dividir 12 e 16 pelos seus respectivos divisores, e ...

[Física I] Estática do ponto material ao conceito de pressão

Olá, queridos internautas, neste post irei abordar os seguintes assuntos: estática do ponto material, estática do corpo extenso e o conceito de pressão. Boa leitura! Estática do ponto material Teoria A estática do ponto material ocorre quando há equilíbrio das forças que atuam em determinado ponto e a rotação não é relevante. Ou seja, é necessário que a resultante das forças que atuam no ponto seja nula. Que teoria grande, não? Questões 1) Uma partícula encontra-se em equilíbrio, submetida a apenas duas forças. O que se pode concluir a respeito delas? R: Já que a partícula se encontra em equilíbrio, isso significa que a força resultante é nula. Sendo assim, elas terão mesmo módulo, direção e sentidos opostos. Por quê? Quando duas forças têm mesma direção e sentidos opostos, para calcular a resultante, basta subtrair uma força da outra, e já que as duas forças também têm mesmo módulo, a subtração resultará em zero, ou seja, a partícula encontra-se em equilíbrio, como propôs ...

[Física II] Velocidade escalar linear e velocidade escalar angular

                                                                  Velocidade escalar linear É a razão entre o espaço percorrido pelo móvel e tempo necessário para percorrê-lo Fórmula da velocidade escalar linear: V = Δs/Δt Sabendo que, no movimento circular, o arco representa a variação de espaço (Δs), temos: (Exclusiva do movimento circular) V = arco/Δt      // Para nossos cálculos, iremos considerar que um ponto qualquer da circunferência executará 1 volta, portanto o arco é a própria circunferência, e o Δt da volta é o período. V = comprimento da circunferência /T (Exclusiva do movimento circular, e caso seja considerado 1 volta) V = 2 .π.r/T       // Caso o problema forneça a frequência e não o período, você terá que substituir o T por 1/f Se o T está dividind...