Pular para o conteúdo principal

[Biologia II] Questionário sobre cordados + respostas

Olá pessoal, irei disponibilizar aqui as respostas da revisão que o professor Humberto mandou. Não sei se perceberam, mas o tema do site mudou. Antes era tudo branco e prejudicava a vista, agora coloquei um tema mais escuro com letras brancas, para facilitar a leitura de noite. Sem mais delongas, aqui estão as respostas: (legenda: R - resposta)

1) Cite as características ímpares dos cordados.

R: Eles têm de possuir em, pelo menos, um período da vida: notocorda, tubo nervoso dorsal (tubo neural), fendas faringianas/branquiais e cauda pós-anal.

2) Descreva as características que possibilitaram os répteis a dominar o ambiente terrestre.

R: Respiração pulmonar, pele seca, camada córnea e queratinizada, fecundação interna, ovo com casca espessa e líquido amniótico. Essas características reduziram significativamente a perda de água dos répteis em ambiente terrestre, portanto podemos dizer que eles são independentes da água.

3) Enumere as características ímpares dos mamíferos.

R: Pelos e glândulas, placenta, diafragma e panículo adiposo (isolante térmico).

4) Através de 3 características, diferencie os peixes ósseos dos peixes cartilaginosos.

R: Os peixes ósseos são amoniotélicos (excretam amônia), possuem fecundação externa, escamas sobrepostas e boca frontal/anterior. Em contrapartida, os peixes cartilaginosos são ureotélicos (excretam ureia), possuem fecundação interna, escamas justapostas e boca ventral e transversal.

5) Diferencie mamíferos prototérios de metatérios e exemplifique.

R: Os metatérios possuem útero rudimentar e o desenvolvimento fetal se completa numa bolsa (marsúpio). Ex: canguru, coala e gambá (conhecido no Ceará como cassaco). Por outro lado, os prototérios não possuem útero nem placenta, e são ovíparos (os embriões se desenvolvem no meio externo, dentro dos ovos). Ex: ornitorrinco e equidna.

6) Cite as adaptações das aves para o mecanismo de voo.

R: A presença de penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, osso esterno em forma de quilha (carena) e o bico.

7) Defina os termos:

a) Homeotérmicos -> Também conhecidos como endotérmicos, são animais que possuem temperatura corporal constante. Ex: aves e mamíferos.

b) Pecilotérmicos -> Também conhecidos como ectotérmicos, são animais que possuem temperatura corporal variável. Ex: anfíbios e répteis.

c) Amoniotélicos -> Excretam amõnia.

d) Ureotélicos -> Excretam ureia.

e) Uricotélicos -> Excretam ácido úrico.

8) Explique o porquê de os anfíbios ainda apresentarem uma dependência ao ambiente aquático.

R: Na fase larval, eles precisam viver na água, pois, nesta fase, são dotados de brânquias. Além disso, os anfíbios possuem pele lisa, portanto possuem alta perda de água corporal. Ademais, possuem fecundação externa, a qual só pode ser executada no ambiente aquático.

9) Explique o significado da frase: "Os mamíferos apresentam a circulação sanguínea fechada, dupla e completa".

R: A circulação é fechada, pois todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos; é dupla, pois o sangue passa duas vezes pelo coração em cada ciclo circulatório; e é completa, pois não existe mistura entre o sangue venoso e o sangue arterial.

10) Descreva o tegumento dos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

R: Tegumento dos peixes: corpo coberto por escamas.
Tegumento dos anfíbios: pele lisa e úmida com glândulas secretoras.
Tegumento dos répteis: pele seca com uma camada córnea (queratinizada), placas, escamas e carapaças.
Tegumento das aves: corpo coberto por penas.
Tegumento dos mamíferos: corpo coberto por pelos e presença de glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias.

Bom estudo, espero que todos tirem um 10!!!!

P.S.: Peço encarecidamente que não copiem as respostas e que tentem fazer a revisão com suas próprias palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Matemática] M.M.C. e M.D.C.

M.M.C. é uma abreviação para Mínimo Múltiplo Comum. Ele serve para várias coisas na matemática, como simplificar frações, determinar um denominador comum, etc. Como calcular o M.M.C. - Irei usar como exemplo os números 12 e 16. Façamos uma lista de múltiplos desses números (Uma lista de multiplicação desses números, semelhante à tabuada) Ex: Múltiplos de 12 ={12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, ...} Múltiplos de 16 ={16, 32, 48, 64, 80, 96, ...} Agora que você fez essa mini-tabuada, basta você analisar qual é o primeiro número que se repete nos dois múltiplos. No caso é o 48. O M.D.C. é quase o inverso do M.M.C., pois no M.D.C. é necessário fazer uma lista de divisores dos números, ou seja, os números que podem dividir esse número sem ter resto na divisão. Ex: Divisores de 12 ={1, 2, 3, 4, 6, 12} Divisores de 16 ={1, 2, 4, 8, 16} Obs: Todos os números são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Se você quiser, pode tentar dividir 12 e 16 pelos seus respectivos divisores, e ...

[Física I] Estática do ponto material ao conceito de pressão

Olá, queridos internautas, neste post irei abordar os seguintes assuntos: estática do ponto material, estática do corpo extenso e o conceito de pressão. Boa leitura! Estática do ponto material Teoria A estática do ponto material ocorre quando há equilíbrio das forças que atuam em determinado ponto e a rotação não é relevante. Ou seja, é necessário que a resultante das forças que atuam no ponto seja nula. Que teoria grande, não? Questões 1) Uma partícula encontra-se em equilíbrio, submetida a apenas duas forças. O que se pode concluir a respeito delas? R: Já que a partícula se encontra em equilíbrio, isso significa que a força resultante é nula. Sendo assim, elas terão mesmo módulo, direção e sentidos opostos. Por quê? Quando duas forças têm mesma direção e sentidos opostos, para calcular a resultante, basta subtrair uma força da outra, e já que as duas forças também têm mesmo módulo, a subtração resultará em zero, ou seja, a partícula encontra-se em equilíbrio, como propôs ...

[Física II] Velocidade escalar linear e velocidade escalar angular

                                                                  Velocidade escalar linear É a razão entre o espaço percorrido pelo móvel e tempo necessário para percorrê-lo Fórmula da velocidade escalar linear: V = Δs/Δt Sabendo que, no movimento circular, o arco representa a variação de espaço (Δs), temos: (Exclusiva do movimento circular) V = arco/Δt      // Para nossos cálculos, iremos considerar que um ponto qualquer da circunferência executará 1 volta, portanto o arco é a própria circunferência, e o Δt da volta é o período. V = comprimento da circunferência /T (Exclusiva do movimento circular, e caso seja considerado 1 volta) V = 2 .π.r/T       // Caso o problema forneça a frequência e não o período, você terá que substituir o T por 1/f Se o T está dividind...