Pular para o conteúdo principal

[Filosofia] Dúvida

Olá, internautas, essa postagem será sobre a dúvida aplicada na filosofia.


Qual é a relação entre a dúvida e a filosofia?


     Um ponto importante desse questionamento é que devemos nos abrir ao mundo como uma criança. Não entendeu? Irei explicar. As crianças são inundadas de curiosidade e admiração, e questionam-se sobre tudo o que veem, o porquê daquilo acontecer, ser daquela forma. Portanto, elas prestam mais atenção ao seu redor e conseguem perceber coisas que adultos geralmente não perceberiam. Essa é a disposição necessária para se tornar um filósofo: ser curioso, querer saber o motivo das coisas e dos fenômenos, sentir o que está ao seu redor, apresentar um sentimento de admiração diante do mundo.
     Aquele para quem tudo resulta muito óbvio, simples e inquestionável, não tem condições de ser filósofo.

     Desse modo, a relação entre a dúvida e a filosofia está no fato de inquirir (perguntar) dúvidas sobre temas fundamentais e permanentes da existência humana, havendo necessidade inquietante da explicação racional. Por isso, não podemos considerar esta dúvida: "Quem será o campeão brasileiro de futebol deste ano?" como filosófica, pois é uma simples especulação (não há explicação racional) sobre algo que está para acontecer.



O que é a dúvida metódica?

     A dúvida metódica foi praticada, primeiramente, por René Descartes. Ele duvidou de tudo o que tinha conhecido e pensado até então ser verdadeiro, ou seja, as suas dúvidas geraram mais dúvidas até que ele conseguiu responder uma delas verdadeiramente.

Suas caracteríscas são:

metódica - porque a dúvida vai se ampliando passo a passo, de maneira ordenada e lógica

radical - porque a dúvida vai atingindo tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem de que o mundo existe. Descartes tentou duvidar até da própria existência. A dúvida metódica também pode ser chamada de dúvida hiperbólica pois ela é exagerada.

Diante de tantas dúvidas, o que motivou Descartes a desempenhar tamanho esforço?

René estava desiludido com o que aprendera até então, depois de perceber que havia muito engano. Então ele virou uma pessoa meio desconfiada que desejava um conhecimento sólido e verdadeiro, mas para isso ele teria que destruir todos os seus fundamentos até então duvidosos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Matemática] M.M.C. e M.D.C.

M.M.C. é uma abreviação para Mínimo Múltiplo Comum. Ele serve para várias coisas na matemática, como simplificar frações, determinar um denominador comum, etc. Como calcular o M.M.C. - Irei usar como exemplo os números 12 e 16. Façamos uma lista de múltiplos desses números (Uma lista de multiplicação desses números, semelhante à tabuada) Ex: Múltiplos de 12 ={12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, ...} Múltiplos de 16 ={16, 32, 48, 64, 80, 96, ...} Agora que você fez essa mini-tabuada, basta você analisar qual é o primeiro número que se repete nos dois múltiplos. No caso é o 48. O M.D.C. é quase o inverso do M.M.C., pois no M.D.C. é necessário fazer uma lista de divisores dos números, ou seja, os números que podem dividir esse número sem ter resto na divisão. Ex: Divisores de 12 ={1, 2, 3, 4, 6, 12} Divisores de 16 ={1, 2, 4, 8, 16} Obs: Todos os números são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Se você quiser, pode tentar dividir 12 e 16 pelos seus respectivos divisores, e ...

[Física I] Estática do ponto material ao conceito de pressão

Olá, queridos internautas, neste post irei abordar os seguintes assuntos: estática do ponto material, estática do corpo extenso e o conceito de pressão. Boa leitura! Estática do ponto material Teoria A estática do ponto material ocorre quando há equilíbrio das forças que atuam em determinado ponto e a rotação não é relevante. Ou seja, é necessário que a resultante das forças que atuam no ponto seja nula. Que teoria grande, não? Questões 1) Uma partícula encontra-se em equilíbrio, submetida a apenas duas forças. O que se pode concluir a respeito delas? R: Já que a partícula se encontra em equilíbrio, isso significa que a força resultante é nula. Sendo assim, elas terão mesmo módulo, direção e sentidos opostos. Por quê? Quando duas forças têm mesma direção e sentidos opostos, para calcular a resultante, basta subtrair uma força da outra, e já que as duas forças também têm mesmo módulo, a subtração resultará em zero, ou seja, a partícula encontra-se em equilíbrio, como propôs ...

[Física II] Velocidade escalar linear e velocidade escalar angular

                                                                  Velocidade escalar linear É a razão entre o espaço percorrido pelo móvel e tempo necessário para percorrê-lo Fórmula da velocidade escalar linear: V = Δs/Δt Sabendo que, no movimento circular, o arco representa a variação de espaço (Δs), temos: (Exclusiva do movimento circular) V = arco/Δt      // Para nossos cálculos, iremos considerar que um ponto qualquer da circunferência executará 1 volta, portanto o arco é a própria circunferência, e o Δt da volta é o período. V = comprimento da circunferência /T (Exclusiva do movimento circular, e caso seja considerado 1 volta) V = 2 .π.r/T       // Caso o problema forneça a frequência e não o período, você terá que substituir o T por 1/f Se o T está dividind...