Nesse período assiste-se a uma retomada dos valores da Antiguidade clássica, que passaram a conviver com heranças esparsas dos modelos medievais.
Na Era Clássica predomina a poesia, tanto a lírica como a épica; musas ganham contornos e nomes que remetem à mitologia; exalta-se o bucolismo, o homem em seu estado natural, a vida pastoril.
A métrica utilizada na época era de 10 fonemas (heróico) e 12 fonemas (alexandrino).
Camões
Lírica
Ele herda uma herança das cantigas trovadorescas, principalmente nas redondilhas, nas quais ele usa o mar, a fonte, a natureza em diálogos, lembrando as cantigas de amigo.
O amor e o tempo eram seus temas mais explorados. O amor é visto como ideia e como manifestação de carnalidade. Assim como ele representava a mulher amada de forma idealizada, adjetivando ela de superior, angelical, perfeita, quanto de maneira mais concreta, cantando não mais um amor espiritualizado, mas um amor terreno, carnal, erótico.
Camões sofreu influência das ideias platônicas, que era a constante busca do ideal, que não é mais do que uma tentativa de ascensão do mundo sensível (das sensações) ao mundo inteligível (da essência, da verdade universal).
O "desconcerto do mundo" - Nesse tema, Camões tratava das injustiças, do prêmio aos maus e do castigo aos bons, da ambição e da tentativa de guardar bens que acabam do nada da morte, do conflito violento entre o ser e o dever ser
Épica
A narrativa épica [e escrita em versos e expõe grandes feitos heroicos, relacionados a determinado lugar e tempo. Em Os Lusíadas, o autor engrandece a história de Portugal, o que tornou sua obra um símbolo nacional.
O leitor toma contato com a história de Portugal no meio da narrativa.
O destino dos navegadores é decidido pelos deuses no Concílio do Monte Olimpo. Vênus defende os portugueses e protege Vasco da Gama durante toda a viagem, Baco é contrário a viagem, e incita as forças da Natureza a lutar contra os portugueses, Netuno se manifesta contra os portugueses pois sente que seus domínios estavam sendo invadidos e Marte defende os lusitanos pois deseja agradar a Vênus e admira os navegadores.
Divisão em 5 partes: Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.
Na Era Clássica predomina a poesia, tanto a lírica como a épica; musas ganham contornos e nomes que remetem à mitologia; exalta-se o bucolismo, o homem em seu estado natural, a vida pastoril.
A métrica utilizada na época era de 10 fonemas (heróico) e 12 fonemas (alexandrino).
Camões
Lírica
Ele herda uma herança das cantigas trovadorescas, principalmente nas redondilhas, nas quais ele usa o mar, a fonte, a natureza em diálogos, lembrando as cantigas de amigo.
O amor e o tempo eram seus temas mais explorados. O amor é visto como ideia e como manifestação de carnalidade. Assim como ele representava a mulher amada de forma idealizada, adjetivando ela de superior, angelical, perfeita, quanto de maneira mais concreta, cantando não mais um amor espiritualizado, mas um amor terreno, carnal, erótico.
Camões sofreu influência das ideias platônicas, que era a constante busca do ideal, que não é mais do que uma tentativa de ascensão do mundo sensível (das sensações) ao mundo inteligível (da essência, da verdade universal).
O "desconcerto do mundo" - Nesse tema, Camões tratava das injustiças, do prêmio aos maus e do castigo aos bons, da ambição e da tentativa de guardar bens que acabam do nada da morte, do conflito violento entre o ser e o dever ser
Épica
A narrativa épica [e escrita em versos e expõe grandes feitos heroicos, relacionados a determinado lugar e tempo. Em Os Lusíadas, o autor engrandece a história de Portugal, o que tornou sua obra um símbolo nacional.
O leitor toma contato com a história de Portugal no meio da narrativa.
O destino dos navegadores é decidido pelos deuses no Concílio do Monte Olimpo. Vênus defende os portugueses e protege Vasco da Gama durante toda a viagem, Baco é contrário a viagem, e incita as forças da Natureza a lutar contra os portugueses, Netuno se manifesta contra os portugueses pois sente que seus domínios estavam sendo invadidos e Marte defende os lusitanos pois deseja agradar a Vênus e admira os navegadores.
Divisão em 5 partes: Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.
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