Pular para o conteúdo principal

[Literatura] Classicismo

     Nesse período assiste-se a uma retomada dos valores da Antiguidade clássica, que passaram a conviver com heranças esparsas dos modelos medievais.
      Na Era Clássica predomina a poesia, tanto a lírica como a épica; musas ganham contornos e nomes que remetem à mitologia; exalta-se o bucolismo, o homem em seu estado natural, a vida pastoril.
     A métrica utilizada na época era de 10 fonemas (heróico) e 12 fonemas (alexandrino).

                                                                   Camões

                                                                     Lírica
Ele herda uma herança das cantigas trovadorescas, principalmente nas redondilhas, nas quais ele usa o mar, a fonte, a natureza em diálogos, lembrando as cantigas de amigo.

O amor e o tempo eram seus temas mais explorados. O amor é visto como ideia e como manifestação de carnalidade. Assim como ele representava a mulher amada de forma idealizada, adjetivando ela de superior, angelical, perfeita, quanto de maneira mais concreta, cantando não mais um amor espiritualizado, mas um amor terreno, carnal, erótico.

Camões sofreu influência das ideias platônicas, que era a constante busca do ideal, que não é mais do que uma tentativa de ascensão do mundo sensível (das sensações) ao mundo inteligível (da essência, da verdade universal).

O "desconcerto do mundo" - Nesse tema, Camões tratava das injustiças, do prêmio aos maus e do castigo aos bons, da ambição e da tentativa de guardar bens que acabam do nada da morte, do conflito violento entre o ser e o dever ser


                                                                      Épica


A narrativa épica [e escrita em versos e expõe grandes feitos heroicos, relacionados a determinado lugar e tempo. Em Os Lusíadas, o autor engrandece a história de Portugal, o que tornou sua obra um símbolo nacional.

O leitor toma contato com a história de Portugal no meio da narrativa.

O destino dos navegadores é decidido pelos deuses no Concílio do Monte Olimpo. Vênus defende os portugueses e protege Vasco da Gama durante toda a viagem, Baco é contrário a viagem, e incita as forças da Natureza a lutar contra os portugueses, Netuno se manifesta contra os portugueses pois sente que seus domínios estavam sendo invadidos e Marte defende os lusitanos pois deseja agradar a Vênus e admira os navegadores.

Divisão em 5 partes: Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Matemática] M.M.C. e M.D.C.

M.M.C. é uma abreviação para Mínimo Múltiplo Comum. Ele serve para várias coisas na matemática, como simplificar frações, determinar um denominador comum, etc. Como calcular o M.M.C. - Irei usar como exemplo os números 12 e 16. Façamos uma lista de múltiplos desses números (Uma lista de multiplicação desses números, semelhante à tabuada) Ex: Múltiplos de 12 ={12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, ...} Múltiplos de 16 ={16, 32, 48, 64, 80, 96, ...} Agora que você fez essa mini-tabuada, basta você analisar qual é o primeiro número que se repete nos dois múltiplos. No caso é o 48. O M.D.C. é quase o inverso do M.M.C., pois no M.D.C. é necessário fazer uma lista de divisores dos números, ou seja, os números que podem dividir esse número sem ter resto na divisão. Ex: Divisores de 12 ={1, 2, 3, 4, 6, 12} Divisores de 16 ={1, 2, 4, 8, 16} Obs: Todos os números são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Se você quiser, pode tentar dividir 12 e 16 pelos seus respectivos divisores, e ...

[Física I] Estática do ponto material ao conceito de pressão

Olá, queridos internautas, neste post irei abordar os seguintes assuntos: estática do ponto material, estática do corpo extenso e o conceito de pressão. Boa leitura! Estática do ponto material Teoria A estática do ponto material ocorre quando há equilíbrio das forças que atuam em determinado ponto e a rotação não é relevante. Ou seja, é necessário que a resultante das forças que atuam no ponto seja nula. Que teoria grande, não? Questões 1) Uma partícula encontra-se em equilíbrio, submetida a apenas duas forças. O que se pode concluir a respeito delas? R: Já que a partícula se encontra em equilíbrio, isso significa que a força resultante é nula. Sendo assim, elas terão mesmo módulo, direção e sentidos opostos. Por quê? Quando duas forças têm mesma direção e sentidos opostos, para calcular a resultante, basta subtrair uma força da outra, e já que as duas forças também têm mesmo módulo, a subtração resultará em zero, ou seja, a partícula encontra-se em equilíbrio, como propôs ...

[Física II] Velocidade escalar linear e velocidade escalar angular

                                                                  Velocidade escalar linear É a razão entre o espaço percorrido pelo móvel e tempo necessário para percorrê-lo Fórmula da velocidade escalar linear: V = Δs/Δt Sabendo que, no movimento circular, o arco representa a variação de espaço (Δs), temos: (Exclusiva do movimento circular) V = arco/Δt      // Para nossos cálculos, iremos considerar que um ponto qualquer da circunferência executará 1 volta, portanto o arco é a própria circunferência, e o Δt da volta é o período. V = comprimento da circunferência /T (Exclusiva do movimento circular, e caso seja considerado 1 volta) V = 2 .π.r/T       // Caso o problema forneça a frequência e não o período, você terá que substituir o T por 1/f Se o T está dividind...