Pular para o conteúdo principal

[Química 1] - Ácidos - Definição e Ionização

Olá, pessoal! Sou o Rodrigo Matos Aguiar e irei ensinar sobre os ácidos, que são compostos inorgânicos. Antes de começar a leitura, leia o glossário (definição de algumas palavras) que está no final da postagem.

Ácido, de acordo com Arrhenius, é todo composto que, em solução aquosa (aq), libera como cátion (átomo ou conjunto de átomos que tem um íon eletrizado positivamente, e esse(s) átomo(s) se encontram na extrema esquerda nos caso dos ácidos) o H+, ou mais rigorosamente correto, o H3O+ (A teoria de Debye-Huckel afirma que na verdade não é liberado um H+, e sim o H3O+, pois esse átomo de hidrogênio se juntou a uma molécula de água no processo de ionização. A teoria de Debye-Huckel é somente uma atualização da teoria de Arrhenius).

Agora irei ensinar a ionização nos ácidos, que é a formação de íons.

Existem dois métodos de ionização. As duas estão corretas, mas a mais rigorosamente correta é a que forma H3O+, como já citado anteriormente na teoria de Debye-Huckel.

A primeira forma de representação:

           Água
HCl ------------> H+1  +  Cl-1


A segunda forma de representação (Eu recomendo utilizar essa):

HCl + H2O ----------> H3O+1  +  Cl-1


Caso você tenha um ácido com mais de um átomo de hidrogênio em sua composição, então você terá que fazer de diferentes métodos

Observe (Olha a referência):


A primeira forma de representação e a mais completa, a ionização parcial (eu recomendo utilizar essa):



Como visto acima, cada parte da ionização tem como produto o H3O+ (Essa molécula pode ser chamada de hidrônio ou hidroxônio) e o composto que está reagindo com a água nos reagentes (H3PO4 no caso)  perde um átomo de hidrogênio e sua carga diminui em 1 a cada etapa. Ou seja, se a carga do ânion H2PO4 era -1 ao fim da 1°a etapa de ionização (H2PO4-), no fim da segunda etapa a carga será de -2 (HPO4-2).

A segunda forma de representação é uma simplificação da primeira etapa, a ionização total ou global: (Utilizarei o mesmo exemplo da imagem acima)

H3PO4 + 3 H2O ---------> 3 H3O+1  +  PO4-3

(Você precisa lembrar que a quantidade de moléculas de H2O utilizadas e a de H3O+ é igual ao número de hidrogênios ionizáveis (Por que ionizáveis? Pois existem dois ácidos que nem todos os hidrogênios são ionizáveis, ou seja, podem obter íons. Estes dois ácidos são o H3PO3 e o H3PO2, não confunda com o H3PO4! O H3PO3 tem dois hidrogênios ionizáveis, enquanto o H3PO2 tem somente um hidrogênio ionizável).

Vale salientar (lembrar) que, como é utilizado uma molécula de água em cada equação do método de ionização parcial, os produtos (as substâncias que vêm depois da seta) se encontram em meio aquoso, então é correto colocar um "(aq)" na parte inferior direita da substância. (Se você não colocar, não estará errado).



Glossário:

Íon - é um átomo eletrizado.
Cátion - é um átomo eletrizado positivamente, íon positivo.
Ânion - é um átomo eletrizado negativamente, íon negativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Matemática] M.M.C. e M.D.C.

M.M.C. é uma abreviação para Mínimo Múltiplo Comum. Ele serve para várias coisas na matemática, como simplificar frações, determinar um denominador comum, etc. Como calcular o M.M.C. - Irei usar como exemplo os números 12 e 16. Façamos uma lista de múltiplos desses números (Uma lista de multiplicação desses números, semelhante à tabuada) Ex: Múltiplos de 12 ={12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, ...} Múltiplos de 16 ={16, 32, 48, 64, 80, 96, ...} Agora que você fez essa mini-tabuada, basta você analisar qual é o primeiro número que se repete nos dois múltiplos. No caso é o 48. O M.D.C. é quase o inverso do M.M.C., pois no M.D.C. é necessário fazer uma lista de divisores dos números, ou seja, os números que podem dividir esse número sem ter resto na divisão. Ex: Divisores de 12 ={1, 2, 3, 4, 6, 12} Divisores de 16 ={1, 2, 4, 8, 16} Obs: Todos os números são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Se você quiser, pode tentar dividir 12 e 16 pelos seus respectivos divisores, e ...

[Física I] Estática do ponto material ao conceito de pressão

Olá, queridos internautas, neste post irei abordar os seguintes assuntos: estática do ponto material, estática do corpo extenso e o conceito de pressão. Boa leitura! Estática do ponto material Teoria A estática do ponto material ocorre quando há equilíbrio das forças que atuam em determinado ponto e a rotação não é relevante. Ou seja, é necessário que a resultante das forças que atuam no ponto seja nula. Que teoria grande, não? Questões 1) Uma partícula encontra-se em equilíbrio, submetida a apenas duas forças. O que se pode concluir a respeito delas? R: Já que a partícula se encontra em equilíbrio, isso significa que a força resultante é nula. Sendo assim, elas terão mesmo módulo, direção e sentidos opostos. Por quê? Quando duas forças têm mesma direção e sentidos opostos, para calcular a resultante, basta subtrair uma força da outra, e já que as duas forças também têm mesmo módulo, a subtração resultará em zero, ou seja, a partícula encontra-se em equilíbrio, como propôs ...

[Física II] Velocidade escalar linear e velocidade escalar angular

                                                                  Velocidade escalar linear É a razão entre o espaço percorrido pelo móvel e tempo necessário para percorrê-lo Fórmula da velocidade escalar linear: V = Δs/Δt Sabendo que, no movimento circular, o arco representa a variação de espaço (Δs), temos: (Exclusiva do movimento circular) V = arco/Δt      // Para nossos cálculos, iremos considerar que um ponto qualquer da circunferência executará 1 volta, portanto o arco é a própria circunferência, e o Δt da volta é o período. V = comprimento da circunferência /T (Exclusiva do movimento circular, e caso seja considerado 1 volta) V = 2 .π.r/T       // Caso o problema forneça a frequência e não o período, você terá que substituir o T por 1/f Se o T está dividind...