Pular para o conteúdo principal

[Matemática 1] Funções - Noção de função


       As funções ajudam na nossa vida cotidiana, mesmo sem percebermos, como por exemplo: Estamos assistindo um telejornal e nos deparamos com um gráfico. Quando fazemos a interpretação desse gráfico, estamos trabalhando com uma relação, comparação de duas grandezas ou até uma função. A definição de função é: o resultado ou imagem é dado em função do X. Irei mostrar uma tabela abaixo para melhor compreensão (Fandangos é um salgadinho de milho):

      Número de Fandangos    |   Preço a pagar (R$)
                     1                       |             2
                     2                       |             4
                     3                       |             6
                     ...                      |             ...
                     30                     |             60
     x (Quantidade variável)   |             2x (Lei da função, ou seja, a fórmula matemática para o cálculo)

Pela tabela, podemos perceber que o preço a pagar é dado em função do número de Fandangos comprados, ou seja, o preço a pagar depende do número de Fandangos comprados. A lei da função nessa questão é p = 2x (p é o preço a pagar, e x é o número de Fandangos comprados.)
OBS: podemos usar f(x) no lugar de p. Assim, f(x) = 2x.)

(Mini-questionário para saber se você compreendeu.)

Qual é o preço de 49 Fandangos? (TENTE FAZER. Abaixo está a resolução.)



f(x) = 2x > f(49) = 2.49 > f(49) = R$ 98,00 ou 98 reais (Já que substituimos o x por 49, então também temos que substituir o f(x) por f(49).)


Quantos fandangos podem ser comprados com 149 reais? (TENTE FAZER. Abaixo está a resolução.)



f(x) = 2x > 149 = 2x > 2x = 149 > x = 149/2 (Dá para simplificar? Não. Mas como a unidade de medida é o real, precisamos dividir.)

x = 149/2 > x = R$ 74,50

Como o preço a pagar depende do número de fandangos, então dizemos que o preço a pagar é a variável dependente e o número de fandangos é a variável independente.


Por último, temos a situação se o f(x) é diretamente proporcional ao x

O f(x) vai ser proporcional ao x quando um aumentar, o outro aumenta, e quando um abaixar, o outro também abaixa

Ex: f(x) | x
       f(1) | 1
       f(2) | 4
       f(3) | 9

O f(x) vai ser inversamente proporcional ao x quando um aumentar, o outro diminui, e quando um abaixar, o outro aumenta

Ex: f(x) | x
       f(1) | 1
       f(2) | 1/2
       f(3) | 1/3

Pronto, você agora sabe a noção de função. Resolva os exercícios da página 71 (do livro de matemática 1 utilizado no Colégio Santa Isabel) para testar os seus conhecimentos adquiridos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Matemática] M.M.C. e M.D.C.

M.M.C. é uma abreviação para Mínimo Múltiplo Comum. Ele serve para várias coisas na matemática, como simplificar frações, determinar um denominador comum, etc. Como calcular o M.M.C. - Irei usar como exemplo os números 12 e 16. Façamos uma lista de múltiplos desses números (Uma lista de multiplicação desses números, semelhante à tabuada) Ex: Múltiplos de 12 ={12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96, ...} Múltiplos de 16 ={16, 32, 48, 64, 80, 96, ...} Agora que você fez essa mini-tabuada, basta você analisar qual é o primeiro número que se repete nos dois múltiplos. No caso é o 48. O M.D.C. é quase o inverso do M.M.C., pois no M.D.C. é necessário fazer uma lista de divisores dos números, ou seja, os números que podem dividir esse número sem ter resto na divisão. Ex: Divisores de 12 ={1, 2, 3, 4, 6, 12} Divisores de 16 ={1, 2, 4, 8, 16} Obs: Todos os números são divisíveis por 1 e por ele mesmo. Se você quiser, pode tentar dividir 12 e 16 pelos seus respectivos divisores, e ...

[Física I] Estática do ponto material ao conceito de pressão

Olá, queridos internautas, neste post irei abordar os seguintes assuntos: estática do ponto material, estática do corpo extenso e o conceito de pressão. Boa leitura! Estática do ponto material Teoria A estática do ponto material ocorre quando há equilíbrio das forças que atuam em determinado ponto e a rotação não é relevante. Ou seja, é necessário que a resultante das forças que atuam no ponto seja nula. Que teoria grande, não? Questões 1) Uma partícula encontra-se em equilíbrio, submetida a apenas duas forças. O que se pode concluir a respeito delas? R: Já que a partícula se encontra em equilíbrio, isso significa que a força resultante é nula. Sendo assim, elas terão mesmo módulo, direção e sentidos opostos. Por quê? Quando duas forças têm mesma direção e sentidos opostos, para calcular a resultante, basta subtrair uma força da outra, e já que as duas forças também têm mesmo módulo, a subtração resultará em zero, ou seja, a partícula encontra-se em equilíbrio, como propôs ...

[Física II] Velocidade escalar linear e velocidade escalar angular

                                                                  Velocidade escalar linear É a razão entre o espaço percorrido pelo móvel e tempo necessário para percorrê-lo Fórmula da velocidade escalar linear: V = Δs/Δt Sabendo que, no movimento circular, o arco representa a variação de espaço (Δs), temos: (Exclusiva do movimento circular) V = arco/Δt      // Para nossos cálculos, iremos considerar que um ponto qualquer da circunferência executará 1 volta, portanto o arco é a própria circunferência, e o Δt da volta é o período. V = comprimento da circunferência /T (Exclusiva do movimento circular, e caso seja considerado 1 volta) V = 2 .π.r/T       // Caso o problema forneça a frequência e não o período, você terá que substituir o T por 1/f Se o T está dividind...